SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Em defesa das utopias: enlaçamentos entre educação, política e psicanáliseSegregação do desejo na "escolha" profissional e seus impasses subjetivos no trabalho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

JUCA, Vládia Jamile dos Santos. Adolescência, Ensino Médio e projetos de vida na escola pública. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 394-406. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p394-406.

A partir de conversações realizadas com alunas de uma escola estadual, em Fortaleza (CE), apresentamos os elementos geradores de impasses na travessia do ensino médio para a vida após a formatura. A passagem entre o lugar ocupado na infância e a construção de um lugar para si no campo do Outro é atravessada pelas incertezas acerca das possibilidades concretas de continuar os estudos depois do ensino médio. Sonhos referentes ao ingresso na universidade fizeram-se presentes, mas sempre recobertos por indagações acerca da viabilidade de entrar em uma graduação. Nos casos em que os sofrimentos psíquico e social se encontravam particularmente agudizados, as adolescentes vivenciavam uma dilatação do presente, sem projeções para o futuro. O estudo aponta para a importância de espaços nos quais os jovens possam discutir seus projetos de vida durante o ensino médio. Por meio da oferta de um lugar para falar, os determinantes sociais e subjetivos relativos ao futuro podem ser trabalhados na tentativa de romper com as repetições subjetivas e políticas que atualizam as desigualdades sociais.

Palavras-chave : adolescência; psicanálise; ensino médio; projetos de vida; escola pública.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License