SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Adolescencia, enseñanza secundaria y proyectos de vida en la escuela públicaLa controvertida democratización del accesso a la educación superior privada: lo que dicen los profesores desde la silla de los acusados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128versión On-line ISSN 1981-1624

Resumen

BRANDAO NETO, Bionor Rebouças  y  ORNELLAS, Maria de Lourdes Soares. Segregação do desejo na "escolha" profissional e seus impasses subjetivos no trabalho docente. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 407-422. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p407-422.

O artigo tematiza a importância do trabalho como meio de afirmação para o sujeito em sua inscrição no circuito da construção civilizatória. Problematiza a investigação da atividade docente, convocada a um processo de ressignificação em um cenário em que as escolhas profissionais parecem cada vez mais apartadas do desejo e assentadas em promessas de satisfação desvinculadas da história de cada qual. Por meio da interrogação de fragmento de caso clínico e de comentários extraídos da internet, o objetivo do texto é lançar questões sobre os impactos do atual imperativo de gozo nas escolhas profissionais e na atuação docente. Conclui-se que a formação universitária, em um pacto com a pesquisa, precisa encontrar meios de transcender a lógica da sobrevivência e subsistência e recuperar o que se encontra na essência da palavra.

Palabras clave : trabalho e laço social; autoria docente; segregação do desejo; pesquisa; universidade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License