SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3La segregación del deseo en la "elección" profesional y sus impases subjetivos en el trabajo docente¿El "furor evaluativo" como síntoma social de la educación brasileña? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128versión On-line ISSN 1981-1624

Resumen

SENA, Isael de Jesus. A controversa democratização do acesso ao ensino superior privado: o que dizem os professores na berlinda. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 423-438. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p423-438.

É controversa a luta pela redução da desigualdade social por meio do acesso, dito democrático, ao ensino superior, sobretudo, privado. As instituições de ensino superior privadas de caráter quase mercantil pertencentes, hoje, aos grandes conglomerados educacionais, transformaram a formação universitária em um grande negócio lucrativo, cujo sistema de exploração inclui professores e alunos ao exigir de ambos uma cumplicidade perversa. Em entrevistas realizadas com professores universitários do contexto privado, eles revelam dramas e impasses submetidos ao ethos corporativo aplicado ao ensino, que exige do mestre a negação de sua experiência e de sua autoridade enunciativa. Assim, em nome da sobrevivência do mercado educacional, o professor aliena a sua subjetividade e torna-se instrumento a serviço da rentabilidade da privatização. A pesquisa aponta para a necessidade de revisão das políticas públicas de acesso à universidade e das formas de contratos de trabalho precários para os docentes.

Palabras clave : democratização; mercantilização do ensino universitário; universidade privada; professores; laço formativo perverso.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License