SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3A controversa democratização do acesso ao ensino superior privado: o que dizem os professores na berlindaLecionar o "Ensino Moral e Cívico": uma relação com o enfrentamento? O caso Sofia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

PASSONE, Eric. O "furor avaliativo" como sintoma social da educação brasileira?. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 439-453. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p439-453.

A partir da práxis de pesquisa no campo de estudos de Psicanálise e Educação, em que a negação da dimensão impossível do educar retorna como impotência de saber e fracasso, este artigo põe em suspeição o aparato de gestão e avaliação escolar, o qual fornece suporte ao que se considera uma verdadeira impostura político-pedagógica à moda brasileira: as avaliações educacionais estandardizadas associadas às metas de desempenho e aos dispositivos de responsabilização escolar. A reflexão acerca do "furor avaliativo" remete à denegação simbólica no campo sociopolítico como sintoma social implicado à educação brasileira. A despeito do que se possa pensar o imaginário pedagógico nacional, o "furor avaliativo" se inscreve no registro de uma fantasia de acesso a um gozo sem limites - na medida em que se avalia justamente o que não se ensina -, retrato dessa busca por um gozo desmedido relacionado à "fantasia de Brasil".

Palavras-chave : avaliação educacional; educação brasileira; gestão educacional; psicanálise e educação; sintoma social.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License