SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Does "evaluative furor" as a social symptom of Brazilian education?The impact of school on the suicidal ideation of adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

FIX-LEMAIRE, Séverine. Lecionar o "Ensino Moral e Cívico": uma relação com o enfrentamento? O caso Sofia. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 454-470. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p454-470.

Este trabalho, baseado em uma construção de caso, lança um olhar orientado pela psicanálise sobre o Ensino Fundamental na França na França, de uma disciplina nova quanto à forma, mas historicamente enraizada na Escola francesa: o Ensino Moral e Cívico. A natureza dos saberes envolvidos parece pôr certos professores diante de um dilema subjetivo entre prescrição institucional e desejo de ensinar, entre ato e inibição. Coloca-se aqui a questão das causas subjetivas que constrangem um professor para o exercício do Ensino Moral e Cívico. A partir de uma análise interpretativa das falas de uma professora é possivel mostrar que esta disciplina pode confrontar o sujeito a algo difícil ou mesmo impossível de suportar, em grande parte porque o obriga a passar por um ato de educação que o revela aos outros e a si mesmo. O Ensino Moral e Cívico deve então ser lido como "uma relação com o enfrentamento" (Brossais & Jourdan, 2011), um conceito que permite explicitar uma relação particular com o conhecimento.

Keywords : Ensino Moral e Cívico; Ensino Fundamental; impossível; psicanálise; enfrentamento.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese | French     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License