SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3¿El "furor evaluativo" como síntoma social de la educación brasileña?El impacto de la escuela en la idea suicida de adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128versión On-line ISSN 1981-1624

Resumen

FIX-LEMAIRE, Séverine. Lecionar o "Ensino Moral e Cívico": uma relação com o enfrentamento? O caso Sofia. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 454-470. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p454-470.

Este trabalho, baseado em uma construção de caso, lança um olhar orientado pela psicanálise sobre o Ensino Fundamental na França na França, de uma disciplina nova quanto à forma, mas historicamente enraizada na Escola francesa: o Ensino Moral e Cívico. A natureza dos saberes envolvidos parece pôr certos professores diante de um dilema subjetivo entre prescrição institucional e desejo de ensinar, entre ato e inibição. Coloca-se aqui a questão das causas subjetivas que constrangem um professor para o exercício do Ensino Moral e Cívico. A partir de uma análise interpretativa das falas de uma professora é possivel mostrar que esta disciplina pode confrontar o sujeito a algo difícil ou mesmo impossível de suportar, em grande parte porque o obriga a passar por um ato de educação que o revela aos outros e a si mesmo. O Ensino Moral e Cívico deve então ser lido como "uma relação com o enfrentamento" (Brossais & Jourdan, 2011), um conceito que permite explicitar uma relação particular com o conhecimento.

Palabras clave : Ensino Moral e Cívico; Ensino Fundamental; impossível; psicanálise; enfrentamento.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués | Francés     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License