SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Lecionar o "Ensino Moral e Cívico": uma relação com o enfrentamento? O caso SofiaFenômenos primitivos no campo analítico: construção de uma clínica com pais e bebês índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

FRIEDEMANN, Adams  e  NARVAEZ, Joana. O impacto da escola na ideação suicida de adolescentes. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 471-487. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p471-487.

Na escola, os adolescentes ampliam seu convício social e vivenciam importantes transformações psíquicas, tornando-a um ambiente propício ao surgimento de condutas psicopatológicas, como a ideação suicida. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, buscamos compreender a percepção de adolescentes quanto à implicação do espaço escolar em sua ideação suicida. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada com quatro adolescentes, estudantes de escolas públicas, a qual foi analisada mediante a estratégia clínico- interpretativa. Constatou-se que os participantes não consideram a escola um espaço amenizador de seu sofrimento psíquico. Considera-se importante a presença do psicólogo na escola para possibilitar a criação de novos destinos aos conflitos adolescentes.

Palavras-chave : adolescência; suicídio; escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License