SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Transferência, desejo e ato em um caso de inclusão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

ALMEIDA, Alexandre Patricio de. Melanie Klein e o processo de formação dos símbolos: revisitando o caso Dick. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 552-567. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p552-567.

Este artigo apresenta as principais contribuições de Melanie Klein a respeito da compreensão do processo de formação dos símbolos no psiquismo. Para tanto, inicia-se a discussão pontuando alguns aspectos históricos da clínica e do pensamento kleiniano, ao destacar suas elaborações acerca do processo de aprendizagem e da análise do brincar. Descreve-se, brevemente, a noção de mundo interno e a importância das relações objetais primitivas. Em seguida, discute-se o caso Dick, um paciente supostamente autista atendido por Klein e que foi crucial para a autora repensar as suas práticas de análise e a própria origem da função simbólica. A fim de complementar a discussão, citamos as colaborações de Hanna Segal, psicanalista que estudou o tema com profundidade, tecendo acréscimos originais. Por fim, sugere-se uma possível reflexão sobre a atuação do analista frente à contextos desafiadores.

Palavras-chave : Melanie Klein; clínica; infância; símbolo; psicanálise.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License