SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Foreign bodies or non-bodies? Reflections on the participation of the body in non-classroom teachingEducational guidance with psychoanalysis: a place of listening in times of remote school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

SOUZA, Carolina Apolinário de. Notas sobre o fazer de uma psicóloga escolar na pandemia. Estilos clin. [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 17-28. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p17-28.

Sabemos que o ato de educar é uma prática social discursiva, imergindo a criança na linguagem e a tornando capaz de fazer laço social. Entretanto, o ensino a distância (EAD) impôs-se como realidade atual. Como consequência, as restrições sociais e esse novo modo de estar na escola impactaram a saúde mental de alunos, de pais e de professores, e o psicólogo escolar foi convidado a ajudar na construção de formas possíveis de atravessamento do mal-estar. Este artigo, portanto, propõe reflexões acerca do meu trabalho como psicóloga escolar de orientação psicanalítica. Atuando em uma escola particular, durante uma pandemia que afastou os alunos da escola, defendo que a escola seja um 'lugar de vida' (Kupfer, 2010), constituindo-se como palco de construção de sentidos para experiências prazerosas e desafiadoras.

Keywords : pandemia; mal-estar; psicólogo escolar.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License