SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Corpos estranhos ou não-corpos? Reflexões sobre a participação do corpo no ensino não presencialOrientação educacional com psicanálise: um lugar de escuta em tempos de escola remota índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

SOUZA, Carolina Apolinário de. Notas sobre o fazer de uma psicóloga escolar na pandemia. Estilos clin. [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 17-28. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p17-28.

Sabemos que o ato de educar é uma prática social discursiva, imergindo a criança na linguagem e a tornando capaz de fazer laço social. Entretanto, o ensino a distância (EAD) impôs-se como realidade atual. Como consequência, as restrições sociais e esse novo modo de estar na escola impactaram a saúde mental de alunos, de pais e de professores, e o psicólogo escolar foi convidado a ajudar na construção de formas possíveis de atravessamento do mal-estar. Este artigo, portanto, propõe reflexões acerca do meu trabalho como psicóloga escolar de orientação psicanalítica. Atuando em uma escola particular, durante uma pandemia que afastou os alunos da escola, defendo que a escola seja um 'lugar de vida' (Kupfer, 2010), constituindo-se como palco de construção de sentidos para experiências prazerosas e desafiadoras.

Palavras-chave : pandemia; mal-estar; psicólogo escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License