SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Notes on the work of a school psychologist during the pandemicSuffering and work in times of pandemic: an enlarged clinical intervention with educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

FERRAZ, Iris Ramos Lacava. Orientação educacional com psicanálise: um lugar de escuta em tempos de escola remota. Estilos clin. [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 29-43. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p29-43.

O presente artigo traz, a partir da análise das falas dos atendimentos realizados pela orientação educacional no período de ensino remoto, efeitos e reflexões que um espaço de escuta pode produzir durante a pandemia de COVID-19. De modo virtual, a busca pelo Serviço de Orientação Educacional seguiu acontecendo, e trouxe pontos que nos são caros para pensar a parentalidade na atualidade. À luz da psicanálise, discute-se dois apontamentos a partir dos atendimentos realizados: o primeiro localiza-se justamente na demanda que é levada à escola, sinalizando um apelo ao saber sobre a criança à quem supõe-se saber sobre toda criança. O segundo diz respeito ao discurso dos pais sobre o filho - que revela algo para além daquilo que se apresenta.

Keywords : psicanálise; orientação educacional; ensino remoto; escuta; parentalidade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License