SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Orientación educativa con psicoanálisis: un lugar de escucha en tiempos de escuelaEscuela remota: ¿cómo resistir la domesticación de la experiencia escolar? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128versión On-line ISSN 1981-1624

Resumen

CARDOSO, Marta Rezende et al. Sofrimento e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores. Estilos clin. [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 44-57. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57.

Com base em um projeto de intervenção social clínica, fundamentado na psicanálise e dirigido ao atendimento de professores do ensino básico da rede municipal do Rio de Janeiro, são analisados neste artigo aspectos envolvidos em sua experiência subjetiva. É priorizada a questão de sua relação com a esfera do trabalho, tendo como foco central as ressonâncias psíquicas do confronto sofrido por eles com a situação da pandemia da Covid-19. Trata-se de abordar seu impacto na rotina das atividades de trabalho desses sujeitos, na área da Educação, já marcadas pela precariedade social, fonte de vulnerabilidade psíquica. O isolamento social imposto pela pandemia, aliado a outras consequências, evidenciou, e mesmo acentuou esse quadro, objeto de especial atenção na proposta clínica, cujas linhas mestras são brevemente trazidas no texto.

Palabras clave : psicanálise; trabalho; educação; sofrimento; pandemia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License