SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Sofrimento e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadoresConsultas Terapêuticas com pais e filhos: o espaço potencial em reconstrução índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

KLINKO, Janaina  e  CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Escola remota: como resistir à domesticação da experiência escolar?. Estilos clin. [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 58-67. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p58-67.

Frente ao contexto crítico da pandemia do COVID-19 e de seus efeitos nas práticas educacionais, este artigo pretende recuperar aspectos fundamentais da experiência escolar. Ele estabelece uma compreensão da escola como um espaço e um tempo de transição entre os âmbitos privado e público; como forma de separação da ordem produtiva e como anteparo ao universo familiar. A partir dessas definições, o texto assinala que a diluição das fronteiras entre casa e mundo dificulta que a escola venha a operar como um tempo-espaço de alternância em relação à família. E, tendo em vista as restrições ocasionadas pelo necessário distanciamento social, interroga-se sobre possíveis consequências da virtualidade imposta pelas práticas do ensino remoto, principalmente no que tange ao risco de uma domesticação da escola.

Palavras-chave : educação; escola; família; escola remota; ensino à distância.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License