SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Remote school: how to avoid the domestication of the school experience?From institutionalization to an adoptive family: the child's experience in this transition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

MOREIRA, Leliane Maria Aparecida Gliosce  and  MOTTA, Ivonise Fernandes da. Consultas Terapêuticas com pais e filhos: o espaço potencial em reconstrução. Estilos clin. [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 68-82. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p68-82.

O pedido dos pais por atendimento psicológico do filho tem sido estudado por diversos autores da psicanálise. A ênfase do presente artigo é na teoria do relacionamento paterno-infantil, conforme construída por Winnicott. Segundo o autor, condições favoráveis apresentadas pelo ambiente serão facilitadoras para que a criança possa se desenvolver de acordo com o seu potencial na direção do seu amadurecimento emocional, desde que haja uma sustentação favorável dos pais. O estudo teve objetivo principal verificar se as Consultas Terapêuticas com pais e filhos, desenvolvidas em um Serviço Escola, são um método eficaz para investigar e compreender os mecanismos psíquicos envolvidos na interrupção do percurso de amadurecimento da criança. Nos dois casos analisados, foi possível ter essa compreensão. O método empregado nas intervenções promoveu o resgate da comunicação entre os pais e as crianças, a partir da reinclusão dos pais no papel de sustentação do processo de amadurecimento da criança, cumprindo o complemento da nossa proposta.

Keywords : consultas terapêuticas; psicanálise; relação pais e filhos; Winnicott; serviço escola de Psicologia.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License