SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Do acolhimento institucional à família adotiva: a vivência da criança nesta transiçãoAutismo: uma outra estrutura? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

SOUZA, Tharso Peixoto. A criança, a palavra e o brincar: um enlaçamento clínico. Estilos clin. [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 99-114. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p99-114.

Psicólogos e psicanalistas de crianças concordam que o brincar é uma atividade comum nos atendimentos clínicos. Contudo, quais seriam as especificidades dessalínica e qual seria a função do brincar nos atendimentos clínicos? Partindo do campo bibliográfico de autores cuja orientação é a psicanálise lacaniana, este artigo pretende explicar o lugar do brincar no atendimento clínico infantil e sua relação com as especificidades que envolvem a criança, enquanto sujeito do inconsciente atravessado pela palavra. É pelo que diz de si mesma e do mundo a seu redor que a criança pode reconhecer seu próprio desejo em análise, utilizando do brincar como um suporte da cadeia significante. Ademais, o psicanalista de crianças precisa atentar para os novos modos de brincar e sua relação com os novos sintomas, enquanto respostas frente ao real da contemporaneidade, oportunizando uma reflexão acerca de seu fazer na clínica psicanalítica com crianças, sua postura e suas intervenções.

Palavras-chave : criança; brincar; palavra; simbolização.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License