SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1A criança, a palavra e o brincar: um enlaçamento clínicoAutomutilações na adolescência: reflexões sobre o corpo e o tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

SANTOS, Dayanna Pereira. Autismo: uma outra estrutura?. Estilos clin. [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 115-128. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p115-128.

O artigo propõe uma discussão acerca de um dos mais significativos debates teórico-clínicos no âmbito da psicanálise: o autismo é ou não uma psicose? Trata-se, ou não, de uma outra estrutura? No campo da teoria psicanalítica, observa-se a existência de premissas distintas que vão desde a ideia de uma semelhança/diferença estrutural entre autismo e psicose à conjetura do autismo como uma "não" estrutura. Tendo isso em vista, buscamos apresentar, neste artigo, as concepções de Lefort, R. e Lefort, de Vorcaro e de Jean-Claude Maleval sobre a estruturação psíquica dos autistas, as aproximações e distanciamentos em relação à clínica das psicoses. Com efeito, chegamos ao entendimento de que considerar o autismo como uma estrutura independente abre uma nova possibilidade de localização estrutural para o sujeito, o que implica reconhecer que há um modo singular de as crianças autistas se posicionarem frente à linguagem.

Palavras-chave : autismo; psicose; estrutura; linguagem; psicanálise.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License