SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número10Relação mãe-bebê logo após o parto e na amamentação: a identificação projetiva realista, pelos sentimentos e sensações do observadorO brincar da criança de cinco anos na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

TOROSSIAN, Miriam Sansoni  e  CAPELARI, Angélica. Análise sobre a reincidência criminal na abordagem comportamental. Psicol inf. [online]. 2006, vol.10, n.10, pp. 102-108. ISSN 1415-8809.

O objetivo do presente artigo é discutir a questão da violência, especialmente o fenômeno da reincidência criminal, tendo por base a análise do comportamento. A partir dessa discussão, duas hipóteses foram levantadas: a ausência de agentes punidores ou privação social imposta. Ambos os fatores contribuem para a ação de reincidência, pois atualmente o sistema prisional não prevê o ensino de respostas que visem a reinserção do indivíduo na sociedade após o cumprimento de sua pena. Tal sistema visa apenas excluir temporariamente o indivíduo da sociedade, deixando-o à mercê da mesma quando solto.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )