SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue10Analysis of the criminal recidivation through the behavioral approachNotas sobre saúde e doença familiar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

MARTINS, Adriana Dias; ANDRE, Renata Lins  and  OLIVEIRA, Vera Barros de. O brincar da criança de cinco anos na escola. Psicol inf. [online]. 2006, vol.10, n.10, pp. 109-129. ISSN 1415-8809.

Esta pesquisa verifica as diversas modalidades de brincar da criança de cinco anos em ambiente escolar e analisa seus aspectos cognitivos e afetivo-relacionais. Baseia- se em leitura piagetiana conjugada à winnicottiana. Enfoca a faixa de cinco anos de idade, período Intuitivo Pré-Operatório, levando em conta as diferenças individuais. Desenvolve-se em escola particular de cidade de grande porte. Inicialmente, faz caracterização do ambiente lúdico, segundo Inventário Cumulativo de Estimulação Ambiental (ICEA) de Pérez-Ramos; Pérez-Ramos. Realiza a seguir dez observações lúdicas, na Brinquedoteca e no Parque. Quanto ao ICEA, os dados revelam excelente espaço físico, mas aproveitamento pobre do mesmo assim como formação deficitária da Brinquedista. Quanto às brincadeiras observadas, registra-se o predomínio da Brincadeira Simbólica coletiva, com forte conteúdo imaginário e temática centrado na família e nas disputas, como em desenhos animados (combate corporal), com grande movimentação física e já com a presença de regras. Os jogos de regras também são observados, evidenciando contudo a necessidade de esclarecimento para sua utilização adequada. Constata o pouco tempo reservado ao lúdico na escola, a grande necessidade e prazer da criança em brincar, assim como sua contribuição para seu desenvolvimento integrado e construção de sua autonomia e socialização.

Keywords : .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )