SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número11A imagem corporal de indivíduos com paraplegia não congênita: um estudo exploratório* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

GLIBER, Ana Rosa  e  CHIPPARI, Mariantonia. Invasão do espaço pessoal: um estudo observacional em uma biblioteca universitária. Psicol inf. [online]. 2007, vol.11, n.11, pp. 9-26. ISSN 1415-8809.

As pessoas mantêm entre si um espaço que pode ser classificado como íntimo, pessoal, social e público; o espaço pessoal é definido como a área ao redor do corpo que normalmente só permitimos que certas pessoas ultrapassem (ARGYLE; TROWER, 1981; HALL, 1989). Quando este espaço é invadido, sem permissão, as pessoas geralmente reagem de maneira típica, principalmente por comportamentos não-verbais. Este estudo teve por objetivo observar comportamentos de pessoas em situação de invasão de seu espaço pessoal. Participaram do estudo 22 universitárias com idades aparentes entre 18 e 30 anos e ser estranhas ao invasor e aos observadores. Utilizou-se o registro de eventos para a coleta de dados. A pesquisa foi realizada na biblioteca de uma universidade, com esta parcialmente vazia. O invasor sentou-se à mesa ao lado do participante, em silêncio. Dois observadores independentes registraram os comportamentos ocorridos. Os resultados apontaram maior freqüência das seguintes respostas: olhar em direção ao material didático, folheá-lo e manusear objetos, indicando dispersão da atividade anteriormente realizada e tensão ante a invasão. Também ocorreu tentativa de demarcação de território. As respostas diferiram entre os participantes.

Palavras-chave : .

        · texto em Português     · Português ( pdf )