SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número11Invasão do espaço pessoal: um estudo observacional em uma biblioteca universitáriaO trabalho comunitário sustentável: sua influência na qualidade de vida do trabalhador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

CAMPOS, Mariana Tavares de; AVOGLIA, Hilda Rosa Capelão  e  CUSTODIO, Eda Marconi. A imagem corporal de indivíduos com paraplegia não congênita: um estudo exploratório*. Psicol inf. [online]. 2007, vol.11, n.11, pp. 27-55. ISSN 1415-8809.

A sociedade atual está organizada para indivíduos física, intelectual, social e emocionalmente perfeitos. Conseqüentemente, pessoas com deficiência encontram cada vez mais dificuldade em se adaptar. Assim, este estudo tem como objetivo verificar a representação do próprio corpo em indivíduos com deficiência física, especificamente com paraplegia não congênita. Participaram do trabalho dois adultos jovens, do sexo masculino, com idades entre 20 e 25 anos, com paraplegia não congênita há cinco anos. Inicialmente foi realizada uma entrevista semiestruturada e, posteriormente, a aplicação individual do Teste do Desenho da Figura Humana (DFH), conforme Van Kolck (1984). Os resultados indicaram que os participantes vivem um conflito sexual representado pela divisão do corpo em zonas do tronco superior e inferior. Observou-se, ainda, o surgimento de mecanismos defensivos para minimizar suas dificuldades diante do próprio corpo. No que se refere à imagem corporal, esta parece alterada e permeada por sentimentos de falta de confiança em si, nostalgia, atitude de expectativa diante da vida e desejo de obter aprovação social. O presente estudo pode fornecer subsídios para o planejamento de uma intervenção multidisciplinar mais efetiva, bem como referendar ações psicológicas na área da deficiência, visando à adaptação desses indivíduos e à promoção de sua qualidade de vida.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )