SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue11Body image of individuals with non-congenital paraplegia: an exploratory studyThought language and thought in language: the signification act in Merleau-Ponty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

LOPES, Ana Clara de Araújo et al. O trabalho comunitário sustentável: sua influência na qualidade de vida do trabalhador. Psicol inf. [online]. 2007, vol.11, n.11, pp. 56-80. ISSN 1415-8809.

Considerando-se o conceito de sustentabilidade e a aproximação do homem à natureza e ao trabalho com a terra, esta pesquisa objetivou verificar a influência do trabalho comunitário sustentável sobre a qualidade de vida do trabalhador. Foi entrevistado um grupo de vinte trabalhadores da horta comunitária da Associação Global de Desenvolvimento Sustentável (AGDS), localizada no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo / SP. Como instrumentos foram utilizados uma entrevista de estrutura semi-aberta e o WHOQOL- -BREF. Verificou-se que o grupo considera o meio ambiente não satisfatório, atingindo elevados escores de pontuação nos domínios físico, psicológico e de relações sociais. Estes resultados suscitam a necessidade de novos estudos sobre o assunto e a divulgação dos possíveis benefícios do trabalho em hortas comunitárias sustentáveis na vida dos trabalhadores.

Keywords : .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )