SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número11A imagem corporal de indivíduos com paraplegia não congênita: um estudo exploratório*Linguagem do pensamento e pensamento na linguagem: o ato de significação em Merleau-Ponty índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

LOPES, Ana Clara de Araújo et al. O trabalho comunitário sustentável: sua influência na qualidade de vida do trabalhador. Psicol inf. [online]. 2007, vol.11, n.11, pp. 56-80. ISSN 1415-8809.

Considerando-se o conceito de sustentabilidade e a aproximação do homem à natureza e ao trabalho com a terra, esta pesquisa objetivou verificar a influência do trabalho comunitário sustentável sobre a qualidade de vida do trabalhador. Foi entrevistado um grupo de vinte trabalhadores da horta comunitária da Associação Global de Desenvolvimento Sustentável (AGDS), localizada no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo / SP. Como instrumentos foram utilizados uma entrevista de estrutura semi-aberta e o WHOQOL- -BREF. Verificou-se que o grupo considera o meio ambiente não satisfatório, atingindo elevados escores de pontuação nos domínios físico, psicológico e de relações sociais. Estes resultados suscitam a necessidade de novos estudos sobre o assunto e a divulgação dos possíveis benefícios do trabalho em hortas comunitárias sustentáveis na vida dos trabalhadores.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )