SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue11Work at sustainable community: its influence on the quality of life of workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

FEITOSA, Ludmila Dantas; THIAGO DE PAULA, Cruz; PIZA, Suze de Oliveira  and  CASTRO, Dagmar Silva Pinto de. Linguagem do pensamento e pensamento na linguagem: o ato de significação em Merleau-Ponty. Psicol inf. [online]. 2007, vol.11, n.11, pp. 81-98. ISSN 1415-8809.

Trata-se de uma pesquisa teórica que teve por objetivo encontrar qual seria, para Merleau-Ponty, a relação entre linguagem e pensamento. Inspirados por um texto de Vygotsky no qual este afirma ser o significado algo difícil de ser definido como um fenômeno da linguagem ou do pensamento, pensou-se em ter como horizonte de discussão o ato da significação ao qual Merleau-Ponty também se refere. Pudemos observar que, no ato de atribuição de sentido, o pensamento e a linguagem estão em uma relação indissociável em que um não é causa do outro; enquanto a linguagem expressa o pensamento, o pensamento é apropriado pela linguagem.

Keywords : .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )