SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número12Resiliência e gêneroO sentido de aprender psicologia para alunos de graduação em fisioterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

PAULO, Maria Salete Legname de. Análise clínica da avaliação cognitiva de crianças com inibição intelectual. Psicol inf. [online]. 2008, vol.12, n.12, pp. 53-71. ISSN 1415-8809.

O objetivo principal deste estudo foi investigar a relação dos distúrbios emocionais com as dificuldades de aprendizagem escolar em crianças com inteligência normal, por meio de uma avaliação compreensiva integrando o funcionamento intelectual e a organização da personalidade. A fundamentação teórica psicanalítica sustenta que processos psíquicos patológicos podem diminuir a função da curiosidade e causar sintomas de inibição intelectual. O presente estudo utilizou o WISC III e o CAT-A em cinco crianças, de 8 a 10 anos, encaminhadas à avaliação psicológica devido a dificuldades de aprendizagem escolar. O resultado do WISC-III revelou nível intelectual médio-superior. A avaliação qualitativa mostrou oscilação interna entre os subtestes e desempenho instável indicando a presença de fatores emocionais interferindo nos processos cognitivos. A análise do CAT revelou principalmente produção empobrecida, fragilidade das funções egóicas, mecanismos de defesa imaturos e dificuldades na elaboração de conflitos. Os distúrbios presentes indicam um bloqueio temporário que interfere em sua habilidade de utilizar o potencial intelectual na aprendizagem. A produção do CAT também foi utilizada como procedimento facilitador das intervenções do psicodiagnóstico interventivo.

Palavras-chave : Psicodiagnóstico compreensivo; Inteligência; WISC II; Técnicas projetivas; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )