SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue12The Clinical Analysis of the Cognitive Assessment in Children with Intellectual InhibitionKnowledge of Derivational Morphology and its Relations to Word Writing Performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

GRECCHI, Denilson  and  CASTRO, Dagmar Silva Pinto de. O sentido de aprender psicologia para alunos de graduação em fisioterapia. Psicol inf. [online]. 2008, vol.12, n.12, pp. 72-106. ISSN 1415-8809.

A profissão de fisioterapeuta exige, entre outras habilidades, capacidade de escuta, pelo seu caráter terapêutico. A Psicologia, como uma das disciplinas que compõe a grade curricular do curso, é entendida como campo do saber que permitirá ao aluno apropriar-se de conhecimentos necessários acerca dos aspectos subjetivos presentes na relação fisioterapeuta- paciente, que modulam a adesão ao tratamento para um melhor resultado da intervenção. O objetivo deste estudo é compreender qual o sentido de aprender Psicologia para alunos do último ano de graduação em Fisioterapia. Foram ouvidos e gravados os relatos de três alunos de uma universidade do ABC Paulista. Inspirado no método fenomenológico, realizou-se a leitura atenta dos relatos e o levantamento de unidades de significado, que foram transformadas em seis categorias analíticas: a compreensão do outro, a relação com o outro, a compreensão de si, o exercício da profissão, o ensino da Psicologia e a ética na prática da profissão. A análise compreensiva das categorias permitiu desvelar que a prática cotidiana da Fisioterapia mostra-se desafiante para o aluno que, no contato com o paciente, percebe-se como ser finito e descobre se despreparado para lidar com a sua dimensão humana e a do outro. Esse resultado aponta para a necessidade de um cuidado na formação desse aluno, que ultrapassa o aspecto intelectual e técnico da profissão. Ele precisa apropriar-se dos conteúdos das disciplinas com suporte adequado do ponto de vista psicológico. A abertura de espaços que acolham questões existenciais da profissão do cuidado é fundamental por tocar em aspectos que não exigem somente o manejo competente da técnica, mas a capacidade da escuta do outro.

Keywords : Psicologia; Fisioterapia; Fenomenologia; Alunos de Graduação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )