SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número12Análise clínica da avaliação cognitiva de crianças com inibição intelectualConhecimento morfológico derivacional e suas relações com o desempenho na escrita de palavras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

GRECCHI, Denilson  e  CASTRO, Dagmar Silva Pinto de. O sentido de aprender psicologia para alunos de graduação em fisioterapia. Psicol inf. [online]. 2008, vol.12, n.12, pp. 72-106. ISSN 1415-8809.

A profissão de fisioterapeuta exige, entre outras habilidades, capacidade de escuta, pelo seu caráter terapêutico. A Psicologia, como uma das disciplinas que compõe a grade curricular do curso, é entendida como campo do saber que permitirá ao aluno apropriar-se de conhecimentos necessários acerca dos aspectos subjetivos presentes na relação fisioterapeuta- paciente, que modulam a adesão ao tratamento para um melhor resultado da intervenção. O objetivo deste estudo é compreender qual o sentido de aprender Psicologia para alunos do último ano de graduação em Fisioterapia. Foram ouvidos e gravados os relatos de três alunos de uma universidade do ABC Paulista. Inspirado no método fenomenológico, realizou-se a leitura atenta dos relatos e o levantamento de unidades de significado, que foram transformadas em seis categorias analíticas: a compreensão do outro, a relação com o outro, a compreensão de si, o exercício da profissão, o ensino da Psicologia e a ética na prática da profissão. A análise compreensiva das categorias permitiu desvelar que a prática cotidiana da Fisioterapia mostra-se desafiante para o aluno que, no contato com o paciente, percebe-se como ser finito e descobre se despreparado para lidar com a sua dimensão humana e a do outro. Esse resultado aponta para a necessidade de um cuidado na formação desse aluno, que ultrapassa o aspecto intelectual e técnico da profissão. Ele precisa apropriar-se dos conteúdos das disciplinas com suporte adequado do ponto de vista psicológico. A abertura de espaços que acolham questões existenciais da profissão do cuidado é fundamental por tocar em aspectos que não exigem somente o manejo competente da técnica, mas a capacidade da escuta do outro.

Palavras-chave : Psicologia; Fisioterapia; Fenomenologia; Alunos de Graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )