SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número12O sentido de aprender psicologia para alunos de graduação em fisioterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

CARDOSO, Suzana Barbosa; LEANDRO, Débora da Silva  e  PAULA, Fräulein Vidigal de. Conhecimento morfológico derivacional e suas relações com o desempenho na escrita de palavras. Psicol inf. [online]. 2008, vol.12, n.12, pp. 107-129. ISSN 1415-8809.

Este estudo investigou se as crianças da 1ª e 3ª séries do ensino fundamental possuem conhecimento morfológico derivacional e qual sua relação com o desempenho na escrita ortográfica de palavras isoladas. A morfologia refere-se à produção e estrutura do significado das palavras, a partir dos morfemas, que são as menores unidades de significado de uma língua. Participaram deste estudo 20 crianças de uma escola pública, sendo 12 crianças da 1ª série e oito da 3ª série. Utilizamos a tarefa de Escrita de palavras isoladas sob Ditado (T1) para avaliar a escrita ortográfica, e a de Produção de Neologismo (T2) para avaliar o conhecimento morfológico derivacional. Destacamos os seguintes resultados: ambas as séries se saíram melhor na T1 do que na T2; a 3ª obteve um desempenho superior em relação à 1ª série nas duas tarefas; essa diferença entre as séries foi maior na T2; na T1, a 3ª série se diferenciou da 1ª, principalmente, nas palavras irregulares; na T2, ambas as séries foram melhores na invenção de palavras por acréscimo de sufixos. Concluímos que as crianças das séries estudadas já possuem conhecimento inicial sobre morfologia derivacional e que este mantém relação positiva com o desempenho na escrita de palavras.

Palavras-chave : Consciência morfológica; Linguagem escrita; Aprendizagem; Desenvolvimento metalinguístico; Morphological consciousness; Language writing; Learning; Metalinguistic development.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )