SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número13A história e a identidade dos nisseis em construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

VASCONCELOS, Eveli Freire  e  GUIMARAES, Liliana A. M.. Esforço e recompensa no trabalho de uma amostra de profissionais de enfermagem. Psicol inf. [online]. 2009, vol.13, n.13, pp. 11-36. ISSN 1415-8809.

O presente estudo buscou identificar a existência de (des)equilíbrio entre o esforço e a recompensa no trabalho de profissionais da área de enfermagem do Hospital Santa Rita de Dourados-MS, relacionando as características socioeconômico-demográficas da amostra e verificando a possível associação com o risco de estresse ocupacional. Trata-se de um estudo descritivo e analítico. De uma população total de funcionários da instituição (N=35), foram examinados n=34 (97,1%), sendo nfermeiros; 4 técnicos e 28 auxiliares. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o Questionário de Equilíbrio entre Esforço e Recompensa no Trabalho (ERI) (SIEGRIST, 2001), validado para uso no Brasil por Guimarães et al. (2004). Para o tratamento dos dados estatísticos utilizou-se o Programa Minitab versão 13. Os resultados obtidos mostram que o desequilíbrio esforço/recompensa é maior entre os homens (p=0,003) e nos profissionais que trabalham há até 12 anos na profissão.

Palavras-chave : enfermagem; trabalho; saúde e trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )