SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue13The Nisseis’ history and identity under constructionA description of complaints and diagnostic indicators of families in in-home psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

VIZZOTTO, Marília Martins; SANTANA, Elen; LIMA, Vanessa Fazan de  and  FARIA, Vanessa. Convicções de saúde e capacidade de adesão de mães de crianças com doenças graves e crônicas. Psicol inf. [online]. 2009, vol.13, n.13, pp. 46-67. ISSN 1415-8809.

O presente artigo trata das convicções de saúde e capacidade de adesão ao tratamento de três mães de crianças portadoras de doenças graves e crônicas (anemia falciforme, linfoma de Hodking e diabetes mellitus tipo I). As participantes passaram por sessões de entrevistas semidirigidas, seguindo-se um roteiro com cinco categorias de “convicções de saúde” (suscetibilidade; severidade; benefícios; barreiras; eficácia própria) que indica que o paciente apresenta maior capacidade de aderir a tratamentos se apresentar tais convicções. Os resultados mostraram maior presença de convicções de saúde em duas dessas mães, que também foram as que mais aderiram ao tratamento de seus filhos e eram mais dedicadas à tarefa de cuidar, enquanto que uma terceira mãe, que apresentou menos indicativos de convicções de saúde, foi a menos aderente ao tratamento da filha e apresentou pouca capacidade de cuidar. Ressaltou-se que a suscetibilidade, convicção mais subjetiva dentre todas, pois verifica a capacidade do cuidador em sentir a doença do outro como sua, foi seguramente uma convicção evidente entre as mães aderentes, denotando que a doença não era sentida apenas como do outro (filho), mas como uma ameaça a sua própria integridade.

Keywords : aderência ao tratamento; suscetibilidade; doenças crônicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )