SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número13Convicções de saúde e capacidade de adesão de mães de crianças com doenças graves e crônicasA escuta psicanalítica e a educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologo informacao

versión impresa ISSN 1415-8809

Resumen

VIZZOTTO, Marília M.  y  GOMES, Rodrigo Azevedo. Descrição de queixas e indicadores diagnósticos de famílias atendidas em psicoterapia domiciliar. Psicol inf. [online]. 2009, vol.13, n.13, pp. 68-89. ISSN 1415-8809.

Este estudo teve por objetivos: descrever e sistematizar queixas manifestadas e os indicadores diagnósticos de três prontuários de casos de famílias atendidas na modalidade psicoterapia familiar em domicílio, sob responsabilidade da clínica-escola de psicologia da Umesp. Após a composição e organização dos prontuários, foi feita a leitura do conteúdo e elaboração de categorias e indicadores de análise; os dados foram agrupados e analisados segundo a estrutura e dinâmica de funcionamento das famílias. Os resultados indicaram que as queixas representavam uma forma de percepção concreta do problema pela família; o diagnóstico mostrou estruturas frágeis, com dinâmica de funcionamento assentada em recursos defensivos regredidos e eleição de um membro do grupo como doente (bode expiatório). Reconheceuse com esse trabalho a importância do diagnóstico e esclarecimento da queixa para o bom andamento deste tipo de psicoterapia, que funciona como uma modalidade de atendimento viável tanto para tratamento como para prevenção do agravamento da patologia.

Palabras clave : psicoterapia familiar; psicoterapia domiciliar; diagnóstico familiar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )