SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número14Inteligência emocional de estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

Traços de personalidade de estudantes de Psicologia. Psicol inf. [online]. 2010, vol.14, n.14, pp. 13-28. ISSN 1415-8809.

personalidade de um indivíduo pode ser definida como as causas subjacentes do comportamento e da experiência individual. Estando ainda relacionada com temperamento, envolvendo aspectos como emocionalidade, sociabilidade, reatividade, energia e interação com o meio ambiente. A presente pesquisa objetiva compreender a personalidade sob a perspectiva dos traços, pois para esta abordagem um traço de personalidade é a característica que distingue uma pessoa de outra, além de descrever uma dimensão básica da personalidade. Para isso, utilizou-se do instrumento Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) em 310 acadêmicos de psicologia da Universidade Católica Dom Bosco e um questionário sociodemográfico, correlacionando-os. A Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) é baseada no Modelo Fatorial dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as dimensões extroversão, socialização, realização, neuroticismo e abertura a experiências. Os dados significantes em relação ao gênero revelaram escores mais altos de abertura para os homens e de socialização para as mulheres. Outros dados sociodemográficos também foram fatores determinantes na avaliação da personalidade dos acadêmicos.

Palavras-chave : traços de personalidade; sociodemográfico; acadêmicos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )