SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número14Traços de personalidade de estudantes de PsicologiaPerfil de personalidade do médico cirurgião e do médico pronto-socorrista: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

GOMES, Rodrigo Azevedo  e  SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Inteligência emocional de estudantes universitários. Psicol inf. [online]. 2010, vol.14, n.14, pp. 29-43. ISSN 1415-8809.

O presente estudo descreveu e analisou as relações entre as cinco habilidades de inteligência emocional (autoconsciência, automotivação, autocontrole, empatia e sociabilidade) em estudantes universitários. Mais especificamente, procurou-se analisar as diferenças dos escores fatoriais dos itens nas cinco habilidades da inteligência emocional e discutir as correlações entre as referidas habilidades. Participaram desta pesquisa 82 estudantes universitários do curso de psicologia, com idades entre 18 e 53 anos, dos gêneros masculino e feminino, escolhidos por conveniência em uma instituição de ensino superior de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo. Os dados foram coletados em salas de aula por um questionário de autopreenchimento contendo uma escala de medida da inteligência emocional. Os dados obtidos foram manipulados sob total sigilo, preservando-se a identidade dos participantes. Os resultados indicaram as capacidades de autoconsciência e automotivação como habilidades da inteligência emocional melhor desenvolvidas, e sociabilidade em desenvolvimento inferior em relação às demais habilidades. E, entre as cinco habilidades da inteligência emocional, houve apenas quatro coeficientes de correlação significativos.

Palavras-chave : inteligência emocional; emoções; estudantes de Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )