SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número14Inteligência emocional de estudantes universitáriosPesquisas sobre qualidade de vida, desenvolvidas no mestrado em psicologia da Universidade Católica Dom Bosco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

FEBA, Fabiana  e  MARQUES, Sonia. Perfil de personalidade do médico cirurgião e do médico pronto-socorrista: um estudo exploratório. Psicol inf. [online]. 2010, vol.14, n.14, pp. 44-70. ISSN 1415-8809.

O presente estudo teve como objetivo identificar diferenças no perfil de personalidade do médico que escolhe cirurgia e o médico que escolhe pronto-socorro. Como base teórica para a discussão, foi utilizada a proposta apresentada por Kersey e Bates (1984) na definição de temperamentos que define os diferentes tipos de personalidades e sua forma de atuar no mundo. Participaram deste estudo 50 médicos, sendo 25 cirurgiões e 25 prontos-socorristas. Os médicos responderam a um questionário de identificação pessoal contendo algumas questões sobre motivos de escolha da profissão. Também responderam ao questionário de inclinações pessoais para identificação de seus temperamentos. O índice de médicos cirurgiões com temperamento SJ foi superior aos demais temperamentos, assim como o de prontos-socorristas com temperamento SP. Conclui-se que, pelo menos nesta amostra, a imagem profissional do médico condiz com os atributos valorizados e desejados por indivíduos com temperamento realista judicativo para os cirurgiões, e realista perceptível para os prontos-socorristas.

Palavras-chave : temperamentos; escolha profissional; medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )