SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número14Perfil de personalidade do médico cirurgião e do médico pronto-socorrista: um estudo exploratórioPercepção da autoimagem corporal de adolescentes modelos: dois estudos de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

JOSE CARLOS, Souza  e  CARVALHO, Anderson Borges de. Pesquisas sobre qualidade de vida, desenvolvidas no mestrado em psicologia da Universidade Católica Dom BoscoResearch on quality of life, developed for master degree in psychology at Universidade Católica Dom Bosco. Psicol inf. [online]. 2010, vol.14, n.14, pp. 71-79. ISSN 1415-8809.

Este estudo objetiva averiguar os instrumentos, métodos e populações estudadas em pesquisas de qualidade de vida (QV) de um programa de mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande - MS. A metodologia aplicada foi estudo exploratório descritivo, com dados coletados por meio da busca on-line na página do mestrado e no acervo da biblioteca central da universidade. A análise identificou 122 dissertações: 28 (22,9%) foram estudos sobre qualidade de vida. Verificou-se que dos 28 trabalhos, 22 (78,5%) investigaram adultos de ambos os sexos, em sua grande maioria trabalhadores saudáveis. O instrumento genérico mais utilizado nas pesquisas foi o Medical Outcomes Studies 36-item Short-Form (MOS SF-36), em 14 (50%) dos estudos.

Palavras-chave : qualidade de vida; sistemas de informação; dissertações acadêmicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )