SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número14Pesquisas sobre qualidade de vida, desenvolvidas no mestrado em psicologia da Universidade Católica Dom BoscoO Estatuto da criança e do adolescente e a atuação do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

FUKAMACHI, Katiane Holanda et al. Percepção da autoimagem corporal de adolescentes modelos: dois estudos de caso. Psicol inf. [online]. 2010, vol.14, n.14, pp. 80-101. ISSN 1415-8809.

Fatores de diferentes ordens influenciam a autopercepção da imagem corporal dos indivíduos. Em adolescentes modelos, pode-se considerar que o corpo é material de trabalho e que a valorização ainda mais acentuada da imagem pode ser um aspecto importante nesse processo. Neste contexto, o presente estudo objetiva investigar e compreender aspectos psicológicos que estão relacionados à percepção da autoimagem corporal de adolescentes que atuam como modelos profissionais, a partir de dois casos analisados sob uma perspectiva psicanalítica. Os dados foram coletados através da aplicação do teste D.F.H. (Desenho da Figura Humana), de Machover, e de entrevista individual semidirigida. A análise dos dados revelou sentimentos conflituosos em relação ao seu corpo, como autodepreciação, insegurança e dificuldades no contato social. Pode-se observar também um estado de fragilidade egoica e formas diferentes de lidar com os conflitos sexuais da adolescência.

Palavras-chave : imagem corporal; adolescência; modelos; Desenho da Figura Humana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )