SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número14O Estatuto da criança e do adolescente e a atuação do psicólogoA loucura institucionalizada: sobre o manicômio e outras formas de controle índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

Uma violência massificada de brasileiros contra japoneses. Psicol inf. [online]. 2010, vol.14, n.14, pp. 122-138. ISSN 1415-8809.

Este artigo trata de um episódio de violência em massa de brasileiros contra japoneses, ocorrido em julho de 1946, em Osvaldo Cruz. Diversos grupos avulsos de brasileiros perseguiram e saíram à caça de todo e qualquer japonês, indiscriminadamente, pelas ruas da cidade. Alguns brasileiros gritavam ordens de linchamento e muitos praticaram agressões e humilhações físicas e morais. Este episódio não tem recebido destaque na História da Imigração Japonesa no Brasil. Também não vem sendo objeto de pesquisa de historiadores, psicólogos, sociólogos etc. Na busca de reverter esta tendência predominante, propõe-se desenvolver uma interpretação psicanalítica deste episódio baseada na psicologia de massa, de Sigmund Freud.

Palavras-chave : psicologia de massa; brasileiros contra japoneses; imigração japonesa; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )