SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número14Uma violência massificada de brasileiros contra japonesesA técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

MARCANTONIO, Jonathan Hernandes. A loucura institucionalizada: sobre o manicômio e outras formas de controle. Psicol inf. [online]. 2010, vol.14, n.14, pp. 139-159. ISSN 1415-8809.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o percurso histórico das instituições totais no período conhecido como modernidade, tendo como enfoque central a perspectiva das disposições sobre o controle social em seus principais aspectos, a partir das perspectivas psiquiátricas, com o desenvolvimento dos hospícios, manicômios e asilos, e jurídica, com o desenvolvimento das formas de controle do Estado, especialmente a partir da perspectiva penal. Pretende-se demonstrar que houve uma sensível reestruturação das formas de manifestação de controle quando da união teleológica das técnicas psiquiátricas e da atuação do Estado na identificação dos padrões de normalidade e patologia.

Palavras-chave : modernidade; instituições; psiquiatria; direito; controle.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )