SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número15Fatores preditivos de transtornos alimentares entre estudantes do Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

AFONSECA, Sofia; MARTINS, Alda  e  PIRES, Vanessa. Influência da personalidade do pai na participação da prestação de cuidados ao bebê. Psicol inf. [online]. 2011, vol.15, n.15, pp. 13-38. ISSN 1415-8809.

O papel do pai na participação da prestação de cuidados ao bebê tem-se vindo a alterar nos últimos tempos, tornando o pai mais participativo e ativo. No entanto, nem todos os pais partilham os cuidados do bebê, sendo ainda a mãe a principal cuidadora na maior parte dos casos. Um dos fatores que poderão explicar uma maior responsabilização e consequente participação na prestação de cuidados por parte do pai são os traços de personalidade. Deste modo, para compreender de que forma a personalidade influencia a participação da prestação de cuidados ao bebê, utilizou-se um questionário com cinco perguntas referentes à prestação de cuidados e o Questionário de Personalidade de Eysenck, na sua versão reduzida [Eysenck Personality Questionnaire-R48]. Responderam voluntariamente aos questionários 52 pais, com idades compreendidas entre os 20 e os 53 anos. Os resultados demonstraram que os fatores de personalidade Neuroticismo/Estabilidade, Extroversão/Introversão e Psicoticismo/ Superego parecem influenciar a prestação de cuidados. De acordo com os resultados, observaram-se correlações positivas significativas entre o neuroticismo e a ida às consultas pré-natais (r = - 0,277; p = 0,047); extroversão e partilha de dúvidas e sentimentos por parte do pai (r = 0,348; p = 0,01); e psicoticismo e confiança na prestação de cuidados (r = 0,290; p = 0,037). Em suma, a personalidade tem algum impacto na participação da prestação de cuidados ao bebê, não se demonstrando, no entanto, a principal influência, ficando por esclarecer que outras variáveis intervêm no processo.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )