SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número15Fatores preditivos de transtornos alimentares entre estudantes do Ensino MédioInvestigação sobre atendimento psicossocial oferecido em delegacias de defesa da mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

MICHELETTI, Ana Lydia N. S.; GARCIA, Doralice; MELICCHIO, Fernanda A.  e  VAGOSTELLO, Lucilena. Produção científica sobre violência contra o idoso nas bases Scielo e Lilacs. Psicol inf. [online]. 2011, vol.15, n.15, pp. 51-68. ISSN 1415-8809.

O presente estudo objetivou conhecer e analisar a produção científica sobre a violência contra o idoso nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) nos últimos nove anos (2000-2008). Do total das 28 publicações encontradas, a maioria foi publicada nos anos de 2007 e 2008. Constatou-se a prevalência daqueles relacionados à área de Saúde, com o predomínio da revista Cadernos de Saúde Pública (17,86%). Os profissionais que mais estudaram esse fenômeno foram enfermeiros, médicos e psicólogos. As pesquisas, na maioria, originam- -se da região Sudeste (35,71%), 10,34% de São Paulo e 24,14% do Rio de Janeiro. Os artigos abordaram as mesmas formas de abuso contra a pessoa idosa: físico, psicológico, sexual, abandono, negligência, financeiro ou econômico e autonegligência. Alguns trabalhos de psicólogos em parceria com profissionais de outras áreas examinaram esse tema por meio de perspectiva multidisciplinar sem analisar, contudo, a violência psicológica. Destacam-se a importância e a necessidade de pesquisas, também com foco na prevenção, uma vez que a violência aumenta a mortalidade, reduz significativamente a qualidade de vida e produz graves sequelas em suas vítimas.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )