SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue15Scientific productions on violence against the elderly: Scielo e Lilacs databasesStress and Social Readjustment in Nursing Assistants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

BALBUENO, Bianca. Investigação sobre atendimento psicossocial oferecido em delegacias de defesa da mulher. Psicol inf. [online]. 2011, vol.15, n.15, pp. 69-82. ISSN 1415-8809.

A violência doméstica vem ocorrendo de forma crescente atualmente, causando sofrimento a muitas mulheres que vivenciam essa situação cotidianamente. Na maioria dos casos, a denúncia nem sempre é realizada e, quando é, a vítima retira a denúncia pouco tempo depois devido à dependência financeira e/ou afetiva do agressor, entre outros motivos. Perante o aumento desses casos, se faz necessário um atendimento psicossocial, no qual essa realidade possa ser transformada, tornando a mulher agredida uma pessoa que não se submeta a essa violência tão passivamente, tenha maior autocuidado, autonomia e autoconhecimento. Observando a relevância dessa modalidade de intervenção, para mulheres vítimas de violência doméstica, este trabalho tem a intenção de trazer formas mais eficazes de promover a saúde física e mental dessas mulheres, a partir de um panorama geral do que é esse atendimento psicossocial e de como ele pode ser modificado ou melhorado de forma viável e que consiga alcançar o objetivo de oferecer bem-estar, proteção, informação, elevar a autoestima e desenvolver a autonomia dessas mulheres.

Keywords : .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )