SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número15Estresse e reajustamento social em auxiliares de enfermagemAvaliação do trabalho do psicólogo em unidades de saúde pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

SILVA, Gabriella Escobar; ARAUJO, Marcos Antonio Nunes de; PEREZ, Fabiana  e  SOUZA, José Carlos. Qualidade de vida do paciente renal crônico em tratamento hemodialítico em Dourados - MS. Psicol inf. [online]. 2011, vol.15, n.15, pp. 99-110. ISSN 1415-8809.

O aumento das doenças crônico-degenerativas tem levado a uma crescente discussão sobre a qualidade de vida (QV). O presente estudo objetivou identificar a qualidade de vida de pacientes renais crônicos em hemodiálise numa Clinica do Rim de Dourados - MS. O estudo foi quantitativo, descritivo. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um instrumento com questões sociodemográficas, e outro para análise da qualidade de vida, o SF-36 traduzido e validado em português. Participaram desta pesquisa 38 indivíduos em hemodiálise de ambos os sexos com idade entre 18 e 60 anos. Quando cruzados os dados sociodemográficos com o SF-36, pudemos observar que os pacientes estão piores em qualidade de vida no domínio "Aspectos Físicos" e melhores no domínio "Saúde Mental" (p = 0,001). Concluindo que a doença crônica e o tratamento dialítico impõem alterações comportamentais e corporais que alteram a QV dos pacientes estudados.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )