SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue15Quality of life of chronic renal patient treatment hemodialítico in Dourados CityQuality of life in students of psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

VIZZOTTO, Marília Martins; COGA, Shirley M.; BONFIM, Tania Elena  and  HELENO, Maria Geralda Viana. Avaliação do trabalho do psicólogo em unidades de saúde pública. Psicol inf. [online]. 2011, vol.15, n.15, pp. 111-127. ISSN 1415-8809.

A partir da reforma psiquiátrica e da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), houve reestruturações no modelo assistencial no que se refere aos cuidados de pessoas portadoras de doença mental. Profissionais atuantes no campo de saúde pública têm se deparado com uma alta demanda advinda deste processo de reestruturação. Dessa forma, compreender as intervenções, e como é medida a sua eficácia, é de extrema importância. Assim, o presente trabalho teve como objetivos pesquisar os principais tipos de intervenção realizada pelos psicólogos atuantes nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e investigar como estes profissionais avaliam a eficácia e a efetividade de suas intervenções. Foram sujeitos desta investigação 31 psicólogos atuantes nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que se dispuseram responder a um Roteiro de Entrevista elaborado especialmente para o presente estudo e cuja técnica foi a entrevista semidirigida. Os resultados indicaram que os profissionais avaliam a eficiência de suas intervenções a partir da observação dos recursos empreendidos pelos pacientes; pelo cumprimento do planejamento do terapeuta, pelas respostas do meio social e também pelas discussões em equipe. Porém, não apresentam critérios ou sistemática de avaliação consistente. Sugerem-se mais estudos nessa área.

Keywords : .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )