SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número15Avaliação do trabalho do psicólogo em unidades de saúde públicaQualidade de vida dos profissionais de saúde do hospital do câncer de Campo Grande, MS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

ANDRADE, Karina Oliveira de et al. Qualidade de vida em estudantes de psicologia. Psicol inf. [online]. 2011, vol.15, n.15, pp. 129-141. ISSN 1415-8809.

A grande expectativa nos dias de hoje para se ter uma vida saudável, tanto nos aspectos físicos, psicológicos, quanto nas relações sociais, é possuir uma boa qualidade de vida (QV). Entretanto, o conceito de QV pode ser encontrado na literatura a partir de diversos pontos de vista. Dessa forma, com a intenção de analisar o seu meio cultural e seus sistemas de valores, em que diariamente é acompanhado pelo ser humano em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações, colocamos o conceito de QV em três níveis: avaliação total do bem-estar, domínio global (físico, psicológico, econômico, espiritual e social) e os componentes de cada domínio (Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente). Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de avaliar a qualidade de vida dos acadêmicos de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco. No total, 285 estudantes responderam a dois questionários anônimos: o WHOQOL-breve de Qualidade de Vida e um questionário sociodemográfico. O cruzamento de dados dos questionários apresentou várias características. Percebeu-se que os homens obtiveram melhor desempenho do que as mulheres em relação à qualidade de vida, principalmente os do sétimo semestre. Além disso, foi observado que quanto maior a idade, tanto melhor a Qualidade de Vida nos domínios: Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )