SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número15Qualidade de vida em estudantes de psicologiaAvaliação psicológica e saúde mental: aplicações da psicologia clínica em comunidades indígenas* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

CARVALHO, Anderson Borges de  e  SOUZA, José Carlos. Qualidade de vida dos profissionais de saúde do hospital do câncer de Campo Grande, MS. Psicol inf. [online]. 2011, vol.15, n.15, pp. 143-154. ISSN 1415-8809.

Esta investigação teve por objetivo avaliar a qualidade de vida (QV) dos profissionais de saúde do Hospital do Câncer de Campo Grande/ MS. Método. Quantitativo e de corte transversal. De uma amostra de 84, participaram 66 profissionais de saúde. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e o questionário "The Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey" (SF-36). Resultados. Dos 66 participantes, a maioria era do sexo feminino (65,2%), casados (45,5%) e 62,1% exerciam cargo de nível técnico. O maior motivo que os levou a trabalhar em hospital de pessoas com câncer foi a realização pessoal (56,1%). A média de idade dos participantes foi de 35 anos e a renda de R$ 1.769,00, para uma carga horária de trabalho de em média 49 horas semanais. Verificou-se diferença significativa com escores melhores na capacidade funcional (86,48%) e piores na vitalidade (69,85%); e dor e aspecto emocional relacionados com motivos que levaram a trabalhar neste hospital. Conclusão. Os profissionais de saúde apresentam um bom desempenho produtivo relacionado ao domínio capacidade funcional. Porém, o domínio vitalidade apareceu com escore preocupante, resultado este que pode influenciar negativamente na QV dos mesmos.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )