SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número15Qualidade de vida dos profissionais de saúde do hospital do câncer de Campo Grande, MSAs contribuições da psicologia nas emergências e desastres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

BONFIM, TâniaElena. Avaliação psicológica e saúde mental: aplicações da psicologia clínica em comunidades indígenas*. Psicol inf. [online]. 2011, vol.15, n.15, pp. 155-168. ISSN 1415-8809.

O presente texto traz à discussão a aplicabilidade da psicologia clínica em comunidades indígenas e, mais especificamente, levanta questões como: que instrumentos teórico-técnicos um psicólogo clínico se aventura a utilizar quando procura compreender o fenômeno psicológico permeado por diferenças étnicas e culturais tão marcantes? E, os instrumentos disponíveis são adequados para compreensão desta faceta do real? Esta discussão respalda-se na concepção psicanalítica de campo psicológico, que emerge a partir das relações entre profissional-paciente e que tem se mostrado útil na condução de intervenções psicoterápicas individuais, bem como na proposta da psicoterapia breve de base psicanalítica.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )