SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número16Qualidade de vida das gestantes de alto risco de um centro de atendimento à mulher índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologo informacao

versión impresa ISSN 1415-8809

Resumen

MARQUES, Filipa D.  y  SOUSA, Liliana Xavier Marques de. Integridade familiar e o idoso pobre: valores e significados*. Psicol inf. [online]. 2012, vol.16, n.16, pp. 11-43. ISSN 1415-8809.

Rever e integrar a vida é uma das tarefas desenvolvimentais mais relevantes no fim da vida, que pode conduzir a pessoa idosa à integridade, desconexão ou alienação familiar. Neste estudo, aprofunda-se a construção da integridade familiar (versus> desconexão e alienação) em pessoas idosas com história de pobreza ao longo da vida explorando o seu mundo de significados e valores. A amostra envolve doze participantes com idades entre os 65 e os 89 anos. Adoptou-se a técnica de contagem de palavras simples, recorrendo ao programa de análise de dados qualitativa N-Vivo7. Os resultados sugerem que os significados e valores atribuídos a ser pobre influenciam a re/interpretação da identidade ao longo da vida: a integridade familiar ocorre quando ser pobre é encarado pelas conquistas; a desconexão/alienação familiar emerge quando ser pobre é acompanhado de sentimentos de desvalorização e inferioridade. A intervenção familiar e comunitária deverá considerar estes significados e valores para adequar-se às vivências das pessoas idosas pobres.

Palabras clave : .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )