SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue16Family integrity and old age poverty: values and meaningsThe anticipatory grief lived by the parents of a child with a chronic disease: a phenomenological analysis of the film Go toward the light author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

REZENDE*, Ceny Longhi  and  SOUZA**, José Carlos. Qualidade de vida das gestantes de alto risco de um centro de atendimento à mulher. Psicol inf. [online]. 2012, vol.16, n.16, pp. 45-69. ISSN 1415-8809.

A gestação, embora seja um evento comum na vida reprodutiva da mulher, pouca atenção tem merecido quanto às modificações normais percebidas nos domínios físicos e psicológicos de seu estado de saúde e percepção de sua qualidade de vida. Essa pesquisa teve o objetivo de avaliar a qualidade de vida das gestantes de alto risco de um Centro de Atendimento à Mulher de um município do Mato Grosso do Sul. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal. A coleta de dados foi feita mediante aplicação de dois instrumentos: um relacionado à qualidade de vida e um sociodemográfico. Pelos questionários, avaliou-se a qualidade de vida de 110 gestantes consideradas de alto risco. Os resultados demonstraram que as gestantes solteiras têm pior qualidade de vida em relação às gestantes casadas e, quanto maior for o número de filhos, pior a qualidade de vida. Esses resultados demonstram a necessidade de acompanhamento dessas participantes em programas especiais inseridos no pré-natal, de modo a contribuir para o enfrentamento da gestação de alto risco. Conclui-se que, apesar dos desconfortos físicos e emocionais vivenciado pelas gestantes, elas perceberam sua qualidade de vida positivamente.

Keywords : .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )