SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue16The quality of life of high-risk pregnant women assisted at a center for women assistanceQuality of life and capacity for work of nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

GAINO*, Bruna Sena; FLAUZINO**, Candido Jeronimo; SILVA***, Danieli Rieli Miranda da  and  TEIXEIRA****, Thais da Silva. O luto antecipatório dos pais de uma criança com doença crônica: uma análise fenomenológica do filme Em busca da luz*. Psicol inf. [online]. 2012, vol.16, n.16, pp. 71-101. ISSN 1415-8809.

Com base em cenas do filme Em busca da luz (1988), o presente estudo teve por objetivo compreender a vivência do luto antecipatório pelos pais de uma criança acometida por uma doença crônica. Para tanto, formulou-se uma pergunta norteadora: O que significa o luto antecipatório para os pais de uma criança que vivencia uma doença crônica? Com enfoque na abordagem qualitativa, embasada no método fenomenológico existencial, recortes de cenas foram feitos para apresentaros sentidos atribuídos por pais na vivência da doença crônica de um filho. A partir da seleção das cenas foram levantadas três categorias de análise: a perda do filho - o modo como os pais vivenciam esta situação; existência, temporalidade e finitude - o ser lidando com o tempo após o diagnóstico de uma doença crônica; finitude - ideia de morte e o possível amparo religioso desta vivência. Estas categorias possibilitaram uma compreensão do fenômeno investigado e, mediante a análise da vivência desses pais, desvelou-se a experiência do luto antecipatório como uma preparação para o enfrentamento da morte do filho, com toda a complexidade envolvida nesta vivência.

Keywords : .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )