SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue16The anticipatory grief lived by the parents of a child with a chronic disease: a phenomenological analysis of the film Go toward the lightPsychic aspects of fathers and mothers of children with cerebral palsy observed by the analysis of story drawings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

QUEIROZ*, Dayane Lemes de  and  SOUZA**, José Carlos. Qualidade de vida e capacidade para o trabalho de profissionais de enfermagem*. Psicol inf. [online]. 2012, vol.16, n.16, pp. 103-126. ISSN 1415-8809.

Em virtude das demandas físicas, emocionais e mentais decorrentes do trabalho, os profissionais de enfermagem estão expostos ao comprometimento de sua qualidade de vida (QV) e capacidade laboral. Este estudo objetivou avaliar a QV e a capacidade para o trabalho (CT) dos profissionais de enfermagem de um hospital de grande porte. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal. Os participantes foram os profissionais de enfermagem lotados nas unidades de terapia intensiva para adultos, centro cirúrgico e pronto socorro. Aplicaram-se três instrumentos para a coleta de dados: o questionário WHOQOL-Breve, o Índice de capacidade para o trabalho (ICT) e o questionário sociodemográfico. Dentre os 129 profissionais amostrados, obteve-se, na análise dos domínios do WHOQOL-Breve, que as mulheres apresentaram melhor QV do que os homens pelos baixos escores dos domínios físico (p=0,029), psicológico (p=0,008) e meio ambiente (p=0,041). Na correlação ICT/WHOQOL-Breve, obtiveram-se baixos escores nos domínios psicológico (p=0,00), relações pessoais (p=0,00) e meio ambiente (p=0,00). Os profissionais de enfermagem amostrados possuem uma percepção positiva de sua QV e CT e há uma significativa relação entre elas, pois quanto menor o ICT, mais baixos foram os escores de QV.

Keywords : .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )