SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue16Psychic aspects of fathers and mothers of children with cerebral palsy observed by the analysis of story drawingsThe quality of life of women patients in a clinic for human reproduction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

BACHA*, Mayara Mendes et al. Qualidade de vida de estudantes de Psicologia*. Psicol inf. [online]. 2012, vol.16, n.16, pp. 149-161. ISSN 1415-8809.

Este estudo avalia a qualidade de vida de acadêmicos de psicologia e correlaciona-a com fatores sociodemográficos. Participaram 310 alunos de psicologia que responderam a um questionário sociodemográfico e ao The Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36) para avaliar a qualidade de vida. Para a análise estatística aplicaram- -se os testes: T-student e de análise de variância para as variáveis categóricas em relação às dimensões do SF-36 e o de correlação linear de Pearson para as variáveis demográficas contínuas. Os resultados indicaram que o escore total da qualidade de vida é pior no primeiro ano e aumenta com o desenrolar do curso. O domínio de maior escore foi o de “capacidade funcional” (média 87,43), o de menor, “vitalidade” (média 58,50). Detectaram-se diferenças significativas em relação ao gênero: mulheres apresentam escores significativamente inferiores aos dos homens no domínio “dor”; com relação à renda familiar, os com rendas maiores apresentaram escores significativamente melhores em relação àqueles com menor renda nos domínios “dor”, “vitalidade”, “aspectos sociais” e “saúde mental”. Concluiu-se que a avaliação geral da qualidade de vida é satisfatória, entretanto, há alguns pontos possíveis de serem explorados pela universidade na busca por proporcionar programas de desenvolvimento e fortalecimento da qualidade de vida.

Keywords : .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )